Como Reconhecer Sinais de Uso de Cocaína
Em 20/06/2019 por Clínicas Reset Prime Reabilitação em Dependência Química Alcoolismo e Psiquiatria
- Como Reconhecer Sinais de Uso de Cocaína
A cocaína é uma droga altamente viciante e que é utilizada em todo o mundo. Segundo dados publicados em junho de 2015 pelo Escritório de Drogas e Crimes da Organização das Nações Unidas (UNODC), 1,75% da população adulta do Brasil consome a droga, mais do que os 1,6% dos Estados Unidos e quatro vezes mais que a média mundial. Geralmente, a cocaína é aspirada pelo nariz, mas pode ser também injetada e fumada, com todos os métodos de administração carregando certos riscos e efeitos adversos. Aprender os sinais e sintomas do uso de cocaína poderá ajudá-lo a determinar se um amigo ou ente querido está viciado na droga, ajudando-o a saber como intervir.
1-)Veja se as pupilas estão dilatadas. O uso de cocaína faz com que as pupilas dos olhos dilatem devido ao efeito estimulante da droga.
- Veja se as pupilas (círculo escuro interior do olho) estão dilatadas até mesmo em cômodos bem iluminados.
- As pupilas dilatadas podem ou não estar acompanhadas de vermelhidão nos olhos.
2-)Procure por sinais de desgaste nasal. Como é frequente a administração de cocaína aspirando-a pelas narinas, um dos indícios do consumo da droga é quando o nariz parece desgastado e vermelho. Procure pelos seguintes sinais:
- Nariz escorrendo.
- Sangramento nasal.
- Danos na parte interna das narinas.
- Dificuldade em deglutir.
- Menor capacidade em sentir e distinguir odores.
- Traços de pó branco em volta das narinas.
3-)Veja se os batimentos cardíacos estão rápidos. Como a cocaína é um estimulante, um dos sintomas físicos mais comuns do uso de cocaína é o ritmo cardíaco acelerado; em alguns casos, isto pode levar à arritmia cardíaca (batimentos irregulares), hipertensão e morte cardíaca.
- Uma frequência cardíaca normal, na maioria dos adultos, fica entre 60 a 100 batimentos por minuto.
- Saiba que a frequência cardíaca pode ser afetada por outros fatores não associados com o uso de narcóticos, como a temperatura do ar, a posição do corpo, atividade física, estado emocional e até medicamentos lícitos.
- Por esta razão, o ritmo cardíaco nunca deve ser considerado um indício definitivo de uso de drogas.
4-)Identifique os sinais de uso de crack. Outro método comum de administração de cocaína é fumando a droga em pedra (crack), formada da mistura da cocaína em pó com água e bicarbonato de sódio.
- Os indícios de uso de crack são dedos ou lábios queimados devido ao fogo ao acender e fumar a droga através de um cachimbo de crack.
5-)Identifique sinais de uso de cocaína via intravenosa. Alguns usuários injetam a cocaína diretamente na veia utilizando uma seringa, fazendo com que os efeitos da droga sejam imediatos. No entanto, existem ainda mais riscos nesta forma de administração, como endocardite (inflamação cardíaca), doença cardiovascular, abcessos e infecções, além de chance aumentada de overdose. O uso de cocaína via intravenosa também eleva muito a possibilidade de contrair uma doença transmitida pelo sangue, como hepatite e AIDS.
- Infecções de pele ou alergias causadas pela mistura dos aditivos com a cocaína, além da marcas de injeção no braço, são os sinais mais comuns de administração intravenosa do entorpecente.
5-)Saiba mais sobre a ingestão oral. Um dos métodos de administração de cocaína é deglutindo via oral a droga, produzindo sinais externos bem menos evidentes do que ao aspirar, fumar ou injetá-la. No entanto, há relatos de que a deglutição de cocaína causa gangrena grave nos intestinos e no trato gastrointestinal, devido à circulação sanguínea reduzida e à sensibilidade do sistema gastrointestinal à droga. Nos casos de ingestão oral, os indícios mais visíveis do uso de droga serão os típicos do uso de estimulantes, como:
- Agitação.
- Animação incomum.
- Hiperatividade.
- Diminuição do apetite.
- Paranoia.
- Alucinações e delírios.
- Procurando por sinais comportamentais do uso de cocaína
1-)Encontre “pistas” durante conversas. O uso de cocaína e outros estimulantes faz, em muitos casos, com que o comportamento do usuário seja extremamente agitado e enérgico. Alguns dos sinais mais comuns do uso de cocaína no comportamento da pessoa são:
- Falar em excesso.
- Falar de forma rápida.
- Mudar rapidamente de um assunto para outro.
2-)Verifique se a pessoa adota comportamentos de risco. A cocaína geralmente dá ao usuário a sensação de que é “invencível”. Isto pode levar ao aparecimento de comportamentos de alto risco, incluindo atividades sexuais desprotegidas, tendências violentas – como arrumar brigas, violência doméstica, homicídios e suicídios.
- Atividades sexuais arriscadas podem levar à gravidez, doenças e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).
- O comportamento de alto risco pode levar a problemas com a lei, lesões graves e até à morte.
3-)Note outras mudanças de comportamento. Indivíduos que consomem cocaína de forma consistente podem acabar usando tempo e energia para comprar o entorpecente. Além disto, eles poderão:
- Fugir de responsabilidades e obrigações.
- ”Desaparecer” com frequência, indo ao banheiro, saindo do quarto e voltando com um comportamento ou humor diferente.
4-)Analise se há alterações bruscas de humor. Como a cocaína é um estimulante, ela pode fazer com que ocorram mudanças repentinas no humor do usuário, como irritabilidade, mas também “ataques de euforia”, sensação de que ele está descuidado e irresponsável ou alteração de um extremo a outro do humor.
5-)Verifique se o usuário evita socializar. Uma característica comum de pessoas que se drogam é evitar manter relacionamentos sociais, ficando sozinho ou com outros usuários de entorpecentes.
- Outros fatores podem levar ao comportamento “antissocial”, como ansiedade ou depressão, mas também pode indicar o uso de drogas.
6-)Note se há “perda de prazer”. Vários dos usuários, de todos os tipos de drogas, apresentam perda de prazer em atividades e interesses que antes possuíam, mas este é um problema ainda maior em relação à cocaína. Isto ocorre porque esta droga prejudica os circuitos do cérebro humano responsáveis pelo prazer.
- Veja se há indícios de depressão e uma falta de prazer com as atividades do dia a dia, que é um sintoma do uso de cocaína em longo prazo.
Encontrando provas do uso de drogas
1-)Procure por canudos e tubos. Dependendo do método de administração da cocaína, é possível encontrar vários “equipamentos”. Como a aspiração da droga é a maneira mais comum, os itens mais frequentes de serem encontrados são:
- Canetas sem carga.
- Canudos.
- Dinheiro enrolado ou que parece ter sido enrolado.
- Lâminas e cartões com resíduo de pó nas bordas.
2-)Identifique os itens utilizados para fumar a pedra de crack. O “equipamento” mais fácil de ser encontrado é o cachimbo, que pode ser feito de vidro ou até de papel alumínio. Procure também:
- Pequenos cachimbos de vidro.
- Papel alumínio.
- Isqueiros.
- Sacolas plásticas vazias, incluindo saquinhos pequenos com crack.
3-)Saiba quais os indícios de uso intravenoso de drogas. Apesar de ser menos frequente que aspirar ou fumar a droga, a injeção intravenosa da cocaína também é comum. Desconfie ao encontrar os seguintes itens:
- Seringas.
- Qualquer coisa que possa criar um torniquete, como cintos e cadarços.
- Colheres, que podem apresentar marcas de queimaduras na parte inferior.
- Isqueiros.