TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA E ALCOÓLICA FEMININA (CIDADE DE TAUBATÉ -SP)
Em 13/08/2019 por Clínicas Reset Prime Reabilitação em Dependência Química Alcoolismo e Psiquiatria
A mulher é diferente no organismo e no aspecto emocional, e por isso é mais vulnerável aos efeitos do álcool, fumo e outras drogas em comparação aos homens.
Também, por conta de diferenças em seu papeis sociais, ou por ter responsabilidade como mãe, a mulher resiste mais à procura de tratamento.
Nossa equipe profissional tem esses pré-requisitos, além de uma estrutura totalmente adaptada para este público e a vantagem da extrema discrição no tratamento.
Equipe Terapêutica
-Médico Psiquiatra
-Clinico Geral
-Psicóloga
-Terapeuta
-Professor de Educação Física
-Conselheiros em Dependência Química
-Massagista (Raike)
-Monitores
Os 12 Passos:
1 - Admitimos que éramos impotentes perante o álcool e outras drogas – que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.
2 - Viemos a acreditar que um Poder superior a nós mesmos poderia devolver-nos à sanidade.
3 - Decidimos entregar nossa vontade e nossas vidas aos cuidados de Deus, da maneira como nós O compreendíamos.
4 -Fizemos um profundo e destemido inventário moral de nós mesmos.
5 - Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas.
6 - Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.
7 - Humildemente rogamos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições.
8 - Fizemos uma relação de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados.
9 - Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-las significasse prejudicá-las ou a outrem.
10 - Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente
11 - Procuramos através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que o concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós e forças para realizar essa vontade.
12 - Tendo experimentado um despertar espiritual, como resultado destes passos, procuramos levar esta mensagem a outros adictos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.
Tratamento
O que é Dependência Química?
É a dependência de qualquer substância psicoativa, ou seja, qualquer droga que altere o comportamento e que possa causar o vício (álcool, maconha, cocaína, crack, medicamentos para emagrecer à base de anfetaminas, calmantes indutores de dependência ou "faixa preta" etc.). A dependência química se caracteriza pelo indivíduo sentir que a droga é tão necessária (ou mais!) Em sua vida quanto alimento, água, repouso, segurança...
Dependência química: Uma doença familiar
O convívio com a dependente faz com que os familiares adoeçam emocionalmente, sendo necessário que o familiar também se trate para que possa receber, de grupos de apoio especializados, orientação a respeito de como atuar com a dependente, como lidar com seus sentimentos em relação ao dependente, o que fazer, o que não fazer, e sobre como proteger a si e aos demais membros da família de problemas emocionais causados pela doença da dependente.
Muitas vezes, os familiares se assustam quando se fala que eles também necessitam de tratamento; ninguém quer ser chamado de doente. No entanto, todos os familiares de dependentes que encontramos durante nossa vida profissional nos relataram pelo menos alguma consequência ou problema relacionado à dependência de uma pessoa próxima. Do nosso ponto de vista, quanto mais tempo a dependente e seus familiares levarem para admitir a real necessidade de ajuda, piores serão as consequências nefastas para a família.
Dependência Química - Uma doença (Adicção)
Dependência Química: Uma doença de muitas causas.
Dependência química: Uma doença com muitas repercussões.
Dependência química: Uma doença progressiva.
Dependência química: Uma doença crônica e incurável.
Dependência química: Uma doença tratável.
Possuímos um programa terapêutico exclusivo para mulheres dependentes de drogas e álcool, para que possam se recuperar com uma metodologia eficaz e desenvolvida por profissionais com uma vasta experiência na área.
O tratamento para dependência química, tem como objetivo principal o compromisso de dar um atendimento profissional, oferecendo o melhor atendimento e ajuda para quem sofre desta doença.
Proporciona um tratamento terapêutico consolidado nos mais eficazes estudos relacionados à dependência química. Isso quer dizer que em vez de submeter a paciente somente a trabalhos laborais ou outras práticas que pouco ajudam na recuperação, a Comunidade Terapêutica trata a mulher a partir das causas psíquicas e sociais que a levaram a dependência das drogas e do álcool.
Quando chega à clínica, a paciente é acolhida por uma equipe multidisciplinar, formada por médico psiquiatra, psicólogos, terapeutas, professor de educação física, que atuam de forma significativa em atividades correlacionadas.
O tratamento reúne etapas importantes, tais como:
-Grafoterapias (Trabalhos Escritos);
-Videoterapia (Filmes Terapêuticos);
-Psicoterapia (terapias individuais e em grupo com psicólogo, terapeuta e conselheiro);
-Terapia Ocupacional (aulas artesanais);
-Laborterapia (desenvolvimento de atividades psicoterápicas com jardinagem, limpeza, cozinha);
-Terapia Cognitiva Comportamental (trabalhos terapêuticos);
-Programação 12 Passos de N.A. (Narcóticos Anônimos) e A.A. (Alcoólicos Anônimos);
-TRE- Terapia Racional Emotiva;
-Leituras (com material didático especifico).
-Ressocialização, (momento no qual ela se prepara para reencontrar sua família e seus amigos)